O sol é uma das maiores fontes naturais de energia, e para as plantas ele é a fonte principal. Porém, é preciso saber as diferenciações da dosagem para cada espécie específica, assim como o contato, direto ou não, que deve ser feito com as folhas. Nesse post vamos desenvolver sobre isso…
A luz como fonte de energia
A luz está diretamente ligada ao metabolismo das plantas, sendo importante durante todas as suas fases do seu desenvolvimento. Cada espécie de planta precisa de uma quantidade diferente de iluminação, mas sem a luz o cultivo torna-se impossível, de modo que é através da fotossíntese que as plantas adquirem sua energia.
As diferentes dosagens de luz solar
As plantas de luz plena, precisam de pelo menos 6 a 7 horas de sol. As de meia sombra, de no mínimo 3 horas de sol. Já as plantas de sombra, um pouco do sol da manhã ou final de tarde protegidas entre as 10 e 16 horas.
O sol e as estações do ano
Além disso, é preciso também se atentar para a relação entre luz solar e estações do ano. No inverno e outono, os dias são mais curtos, logo temos menos incidência de luz solar. Já na primavera e no verão, os dias são mais longos, então temos uma quantidade de raios solares maior.
Como saber se a minha planta está precisando de luz?
- 1️⃣ As folhas ficam finas e frágeis, sendo perceptível ao toque.
- 2️⃣ Os ramos ficam longos e com menor quantidade de folhas.
- 3️⃣ As ervas se tornam menos aromáticas.
Pronto! Agora você está mais qualificado para lidar com a relação entre luz solar e o seu cultivo.
Vamos plantar?!