A preocupação com os aspectos que envolvem a sustentabilidade nos negócios chegou a diversos setores. De acordo com um recente estudo realizado pelo IBV (Institute for Business Value), nove em cada dez empresas afirmaram que vão centrar esforços para desenvolver iniciativas de sustentabilidade até o final de 2021.
No relatório “A última chamada para a sustentabilidade”, quase dois mil executivos de diferentes países e suas respectivas empresas ligadas a setores de varejo e bens de consumo, foram entrevistados. Ao mesmo tempo em que grande parte quer mostrar os empenhos em se adequar a uma economia mais verde, menos de 1/3 dos respondentes apresentaram indicadores de suas metas de sustentabilidade.
De acordo com o vice-presidente da Indústria de Distribuição da IBM, Carlos Capps, o estudo buscou quantificar a importância da sustentabilidade pelo ponto de vista do consumidor. “O relatório mostra que existe a intenção por parte dos consumidores de pagar por práticas sustentáveis, o que ainda não havia sido mensurado. Para o setor em questão, as decisões são tomadas pensando em tendências”, disse Capps. Além disso, segundo os dados do levantamento, 84% dos consumidores afirmam que a sustentabilidade ambiental é moderadamente importante.
Em 2006, foi criado o Movimento Global de Empresas B nos Estados Unidos, para mudar abordagens dentro do setor empresarial, com o objetivo de redefinir o que é ter sucesso na economia. O movimento defende que sejam considerados não apenas o êxito financeiro, mas também o bem-estar da sociedade e do planeta, para gerações atuais e futuras.
Por mais que o relatório tenha mostrado que os consumidores estão dispostos a pagar mais, os perfis de consumo variam de acordo com cada país. “No Brasil, por mais que as pessoas não paguem a mais por estes serviços, elas podem deixar de comprar um determinado produto caso a empresa tenha tido algum problema socioambiental mais grave”, afirmou o vice-diretor.
Segundo Capps, uma forma de analisar os resultados vinculados aos compromissos públicos é o uso de tecnologia. Aplicações de blockchain (criptomoedas) e o uso de inteligência artificial podem rastrear uma cadeia de produção inteira. “A tecnologia é a chave para que o consumidor não seja pego por uma informação enganosa na embalagem”, disse Capps. Desse modo, as intenções e discursos de práticas sustentáveis que partem de empresas podem ou não ser confirmadas.
Além das atuações empresariais e das intenções dos consumidores, é preciso que políticas públicas sejam desenvolvidas para regular e direcionar o ambiente de negócios, favorecendo as ações de impacto positivo e sustentáveis.