Tem dúvidas em relação a adubação? Então esse post é para você!
A qualidade do solo é muito importante para um bom cultivo, porque é dele que as plantas retiram os principais nutrientes para se desenvolverem. Para saber como adubar plantas corretamente, é preciso entender para que servem e quais os tipos de adubos existentes.
Como escolher e por que utilizar?
A escolha do adubo depende do tipo de hortaliça que você está cultivando, da necessidade da planta e da qualidade do solo.
A utilização do adubo permite que você calcule exatamente a quantidade necessária de nutrientes. Além disso, a rápida absorção também é uma vantagem para sua utilização, de modo que permite um desenvolvimento acelerado do cultivo.
Quais são os tipos de adubo?
Adubo orgânico: Obtido através de matéria vegetal ou animal, possui ação mais lenta que os fertilizantes minerais. Costumam ser utilizados em hortas domésticas e orgânicas. Se optar por esse tipo de adubo para folhagens, utilize esterco de aves.
Adubo mineral: Obtido através de minerais e petróleo. Além disso, contém os principais nutrientes necessários. Se optar por esse tipo de adubo para folhagens, utilize o NPK 10-10-10.
Quais são os cuidados necessários?
Deve-se atentar à quantidade de adubo utilizada, pois o uso excessivo pode alterar a composição química do solo, tornando-o improdutível.
Qual é o período necessário?
O período de adubação varia de acordo com cada planta. Para hortaliças, recomenda-se a adubação a cada 3 ou 4 meses.