Sabemos que o perfil de consumo das pessoas na atualidade vem mudando a cada tempo que passa. Hoje as pessoas através da facilidade de informações, buscam cada vez mais uma melhor qualidade de vida. Para isso, a primeira tomada de decisão no mundo globalizado e urbano é a procura por uma melhor alimentação, que reflete diretamente na saúde das pessoas. Percebemos que a alimentação saudável está entrando cada dia mais na casa dos brasileiros e uma proposta que vemos como tendência de mercado é a alta frequência de interesse em pessoas cultivarem sua própria horta em casa.
A princípio, a ideia de cultivar, mesmo que seja uma parte de sua alimentação, em casa é fantástica. Quem não gostaria de colher seu próprio alimento fresquinho na hora de fazer suas refeições? Na teoria é só vantagem, alimento fresco, sem agrotóxicos, colhido na hora, sem desperdícios, cria um ambiente verde em casa, podendo se tornar até um hobby. O problema é que muita das vezes que é realizada essa tentativa de cultivar algo em casa, as pessoas acabam encontrando dificuldade no plantio, no cultivo, com pragas, doenças, regas e horas de incidência de sol. Geralmente um aventureiro em seu primeiro plantio, nunca consegue produzir com eficiência e acabam desistindo. Pois cada planta possui suas exigências e precisam de cuidados específicos. Percebendo essas dificuldades, as pessoas acabam desistindo de cultivar e preferem comprar as hortaliças que poderiam ser cultivadas em casa, em feiras e mercados.
Com o advento da tecnologia, existem algumas iniciativas surgindo com o intuito de auxiliar e entregar praticidade para as pessoas que desejam cultivar uma horta em casa. Empresas buscam cada vez mais entregar uma proposta de valor que resolve esse problema das dificuldades de cultivo e manejo de hortas em casa para que o público consiga cultivar sua hortinha com praticidade e sem frustações. Sabemos que quando se trata de saúde e alimentação, as pessoas então dispostas a conhecerem novos métodos para poderem usufruírem desses benefícios. A cultura alimentar do brasileiro está mudando, com essa mudança a agricultura urbana cresce junto e a prática de cultivos domésticos vem se tornando uma tendência não somente por causa da pandemia, mas uma tendência que provavelmente em breve irá fazer parte da cultura dos grandes centros urbanos trazendo vários benefícios não somente para o consumidor, mas para a sociedade em geral.
Rafael Pacheco Correia 23/12/2020